Manteiga de amendoim feita em casa!




Eu sei que brasileiro tem uma paixão por amendoim! Mas é muito curioso pensar que o tanto de amendoim que nós produzimos e não se vende manteiga de amendoim em qualquer lugar.
A primeira vez que eu provei a manteiga de amendoim eu imaginei que fosse algo do tipo paçoca pastosa. Mas, não tinha muito gosto não. Um amigo meu me deu um pote quando ele voltou do Canadá. Eu ainda morava em São Paulo, na minha época de mestrado.

Curioso é que depois de muito anos é que veio aparecer nos mercados (supermercados) no Brasil algo mais parecida com o que eu estava esperando, algo mais do tipo paçoca pastosa. Eu adoro!!!
Mas, vindo morar aqui nos Estados Unidos, eu percebi que a manteiga de amendoim não era bem aquela que o meu amigo Mark tinha me dado. Era mais gostosa. Dava realmente para passar no pão, e quem gosta comer pura.

Eu já vi muitas receitas utilizando a manteiga de amendoim. E posso garantir que fica tudo muito bom!

O amendoim é uma ótima opção de proteína e energia pelo seu alto teor de lipidios, e outros nutrientes (veja aqui a informação nutricional completa AQUI).

Para dar aquele UP durante a tarde, para quem não tem tempo de ir preparar algo mais elaborado existe várias opções com a manteiga de amendoim. Quando Juan vai treinar, as vezes eu faço uma bolinhas nutritivas e energéticas que contém: flocos de aveia, manteiga de amendoim, mel, e nozes (amendoas, semente de abobora, de girassol, passas, chips de chocolate). Com a proporção certa, fica uma delícia. E não derrete tao facilmente. Claro que se é verão no Brasil de quase 40°C elas ficaríam molengas... mas se deixar na geladeira, elas ficam muito boas.

Então, queria eu ter descoberto que era tão fácil fazer manteiga de amendoim antes.  E por que fazer em casa? Primeiro, economizar dinheiro, e segundo economizar plástico.

Você precisa de amendoim. Obviamente. Eu comprei eles a granel. Ele vieram de certa forma já tostados, mas muito brancos, tanto é que a nossa primeira ficou bem clarinha, bem diferente daquelas que vemos nos potes comerciais.


 Dai hoje eu decidi tostar um pouco mais na frigideira. Sem nada mais além do próprio amendoim. 


Você vai perceber, se nunca percebeu antes como eu nunca tinha feito isso antes, ou dado atenção a esse detalhe, que conforme o amendoim vai ficando dourado, ele vai soltando um óleo. O que é bem natural dele, ok? Não é sua panela que estava suja de óleo 😁
Uma vez que eles estão douradinhos, (não deixem passar ou queimar porque isso vai alterar a cor final da sua manteiga, e talvez um pouco o sabor) transfira eles para seu processador. O tempo que vai passarn o processador vai depender da potência dele. Se ele não for muito potente, você vai pausando, mas não segure muito tempo para não queimar seu equipamento. 
Mas isso não vai demorar mais que 10 minutos. Acabei de fazer e me demorou nem 3 minutos. 


Vou mostrar o video que eu fiz. Me perdoem a interrupção do meu gato que não sei porque ele achou que era hora de comer, e ficou reclamando. Na verdade eu sei, eu deixei a porta do armário aberta e ele viu o pacote de ração ali. Então ele que não é besta ficou pedindo. 
Enfim.. antes de tirar do processador, lembre de colocar um pouco de sal para fazer durar um pouco mais, em caso do seu amendoim não ter sal, como o meu. Se o seu já vier com sal, então não precisa. É recomendado que guarde na geladeira, uma vez que não tem nenhum tipo de conservante além do sal. Ela dura até um mês na geladeira. 
Mas eu duvido que fique lá esse tempo todo. Aqui em casa esse pote ↓ não dura muito mais que uma semana.

Vamos dizer que aí tem uns 350g de manteiga de amendoim mais ou menos.
Vejam o video:


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Receita da manteiga de amendoim
Ingredientes: amendoim tostados sem pele - dourados

Equipamento: 
Uma frigideira
Um processador

*Liquidificador não é legal porque geralmente eles tem o fundo estreito e não vai passar. Corre o risco de quebrar o equipamento.

Modo de fazer:
 Pegue seus amendoins e analise se eles estão douradinhos. Se eles não estiverem douradinhos, você doura eles só esquentando alguns minutos na frigideira. Não é preciso utilizar nenhum óleo.
Cuidado para não queimar ou sua manteiga vai ficar muito escura e com um sabor de queimado. Então, só DOURAR.

Uma vez dourados os amendoins, coloque-os no processador e passe. Não se desespere. Não é imediato, demora um pouquinho. Primeiro os amendoins vão virar farinha, depois vão ficar uma farinha úmida, depois é que vai ficar pastoso. Aí você saberá que sua manteiga está pronta.

P.S: Coloque um pouco de sal, uma pitada para ajudar a conservar. Guarde na geladeira até 1 mês.  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O fato de trocar o produto comercializado você não apenas está economizando, mas está evitando o consumo de vários conservantes industrializados que são colocados para que eles possam ter uma vida útil de prateleira no supermercado. Quando você mesmo produz o seu, você não adiciona os conservantes, logo seu produto tem uma vida de prateleira menor, porém é muito mais saudável. Você sabe o que tem ali dentro. Você não precisa desconfiar do que você está comprando.

Hoje eu prefiro produzir tudo o que for possível. Não me importo muito com o trabalho que dá, porque eu sei o que eu estarei comendo. E ultimamente, toda vez que comemos na rua quando chego em casa é um problema para dormir, porque são tantos efeitos que nem te conto. 

Se os vegetais orgânicos na sua cidade são absurdamente caros, não tem problema, compre os que você consegue, mas lembre-se de fazer todo o procedimente de limpeza, para evitar o consumo de agrotóxicos, ceras, e etc. Por exemplo, sabe as maçãs que vemos nos supermercados, todas lindas e brilhosas? Se você passar uma faca de leve por cima da casca e pode ser que saia uma pelezinha, ou capinha de algo branco, que seria uma cera, utilizada para proteger as maças de pragas, e também deixa-las com aspectos mais chamativos. Se puder escolher aquelas mais opacas, essas tem mais chances de não ter essa "proteção".

Bom, espero que vocês gostem da manteiga de amendoim. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resolvi deixar a receita das bolinhas:
 Vocês vão precisar de

1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
1 xicara de flocos de aveias 
1/4 de xicara de chips de chocolate (opcional)
1/2 xicara de manteiga de amendoim
1/4 de xicara de mel (ou qualquer calda gostosa que você tenha)
1/4 de xicara de sementes diversas (sementes de abóbora, de girassol, linhaça, amendoas, passas, etc)

Dai coloca tudo numa bacia grande e comece a mexer com uma colher de pau até tudo ficar incorporado. Com as mãos lavadas, arrisque e pegue pequenas porções como que 1 colher de sopa de quantidade e vá tentando fazer uma bolinha, apertando para que ela fique firme. E prossiga assim com toda sua massa. 

Depois, guarde em um pote com tampa, ou embrulhe em papel de aluminio e deixe na geladeira até a hora do consumo. Não deixe em lugares quentes, porque vão ficar moles. 

Eu também gosto muito de comer com banana, "whey" de soja, mel e sementes no café da manhã. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deixe seu comentário.









Comments

  1. Replies
    1. Experimente! Pode comer tanto salgada como doce. Você escolhe. Doce é só adicionar um pouco de mel, comer com fruta, colocar na vitamina, etc. Salgada, colocar uma pitadinha de sal e passar no pão, na bolacha.

      Delete

Post a Comment