Ok pessoas, eu prometi que eu escreveria sobre como eu e Juan estamos lavando nossos cabelos ultimamente. Acho que tem pelo menos um mês e meio que estamos fazendo isso, e eu não tenho o que reclamar.
Existem várias formas de fazer isso, e várias diluições que você pode ir testando em casa.
O lance é o seguinte. O shampoo (qualquer um que seja) contém muitas substâncias químicas que não são naturais para o nosso corpo nem para o nosso couro cabeludo. A maior parte do tempo em que o ser humano está na terra, eu diria que apenas no século passado é que veio surgir o shampoo.
O fato é que toda essa espuma que se forma não é saudável para os nossos cabelos. Para mim sempre foi uma luta achar o shampoo adequado, o condicionador, e estar ou não estar com os cachos. E os cachos que não ficam arrumados, e é uma agonia que só quem tem cabelos cacheados sabem. Não que as pessoas com cabelos lisos, ou mais crespos que os meus não tenham suas dificuldades. O que é curioso, que gastamos muito mais dinheiro em procurar o shampoo perfeito e condicionador do que realmente gostando do produto. Porque de tempos em tempos dizem os cabelereiros que a pessoas deve trocar de shampoo. ??????
Enfim.
E foi um dia depois que começamos toda essa história de diminuir o nosso lixo que alguém me perguntou: E como é que você vai fazer com os produtos de cabelos?
Hmmm.. pensei. Verdade, como é que eu vou fazer? Então, me pus a procurar o que as pessoas que entraram nessa onda de se livrar do lixo fizeram.
Me deparei com um site em que uma mulher contava sua experiencia ao usar o método "No Poo" ou seja, sem shamPOO.
Cada dia que eu pesquiso sobre isso eu só tenho ouvido relatos bons. O meu relato também é bom. Eu sinto mais confiança nos meus cabelos. Não fico pensando que eles vão ficar feio, se eu errei na quantidade do creme e la la la.. preocupações de pessoas que tem cabelos cacheados. Mas, esse método não é apenas para quem tem cabelos cacheados não. Serve para qualquer tipo de cabelo.
O lance é assim, quando se lava com o shampoo, todas essas substâncias químicas que servem para "limpar" o cabelo e o seu couro cabeludo, eles limpam tão bem limpo, mas tão bem limpo, que não deixa absolutamente nada ali para contar história. Então, gera um desespero no seu couro cabeludo para produzir mais gordura, já que o produto que você passou tirou tudo. Então, vai criando um ciclo de dependêcia aí. Quanto mais você usa shampoo, mais você retira a oleosidade natural do seu cabelo, e mais seu corpo tenta repor o que você retirou. E entra num ciclo vicioso de dependência do shampoo.
O shampoo também modifica o pH do seus cabelos, daí você precisa passar o tal do condicionador para tentar ajustar isso daí. Mas, daí vem cheio de química também. E nada ajuda muito. Sempre estamos insatisfeitas com os nossos produtos. Ou sempre na busca de outros produtos melhores, algo que deixe os cabelos mais brilhosos, sedosos, cheirosos e qualquer outros -osos que você queira acrescentar.
Sim, você já deve estar ansiosa para saber o que estou fazendo.
Eu estou usando a seguinte diluição, e tem funcionado para mim e para o Juan, que nós dois temos cabelos cacheados.
Usamos para lavar os cabelos uma solução de água e bicarbonato de sódio na proporção de 3:1, enxagua com água morna.
E uma solução de Água e vinagre na proporção de 4:1, enxágua com água fria.
Ah... mas vai ficar com cheiro de salada os cabelos! Não fica não querida. Pode ficar tranquila. Só não use o vinagre balsâmico, porque ele é caro. Use ou o branco, ou o de maçã. Que são mais baratos e suaves.
Como estão meus cabelos?
Eu digo, estão mais brilhosos, sedosos e meus cachos mais definidos do jeito que eu sempre quis!
Nós gostamos de coisas cheirosas, como todo brasileiro, certo? Então eu comprei óleo essencial de lavanda e coloquei tanto na solução de bicarbonato quanto na solução de vinagre. Algumas gotinhas, mas não espere que seus cabelos vão ficar com cheiro do óleo essencial, porque eu não sinto cheiro de nada. Não fica com cheiro de nada.
Um benefícios que eu tenho notado, principalmenten o Juan, antigamente ele tinha uma espécie de coceira na cabeça, mesmo que ele tivesse lavado os cabelos naquele mesmo dia. Dai mudamos para um shampoo anti caspa, deu uma boa melhorada, mas não foi 100%. Quando passamos a usar o bicarbonato e o vinagre, nunca mais Juan coçou a cabeça. Minha cabeça também não coça. Caspa que eventualmente apareciam, também não tenho mais. Se elas persistirem, uma sugestão que eu dou é adicionar nas soluções algumas gotas de óleo essencial de menta (peppermint essential oil). Mas eu acredito que não será necessário por muito tempo..
Outra coisa que eu percebi foi a necessidade de lavar todos os dias. Então, eu tenho lavado meus cabelos 2 a 3 vezes por semana. E pelo o que eu tenho ouvido, a tendência é diminuir mesmo. Eu não tenho mais problemas com meus cabelos quando eu acordo. Porque, minha gente! quando eu acordava, meus cabelos tinham saído para festa e não tinha me avisado. Quando eu acordava eu tinha que obrigatoriamente lavar os cabelos. Sempre costumava a dizer que meus cabelos não funcionavam de manhã, só depois do banho. E o Juan também pode se dar o luxo de deixar os cabelos um pouco maior e ter seus cachos mais definidos.
Ainda passo um pouco de óleo de côco depois do banho, mas espero logo em breve não precisar mais de oleo nem creme nem nada. Espero que meus cabelos se comportem como bons cidadãos que não vão mais a festa de madrugada e volta para casa descabelados.
No começo pode parecer estranho não ter toda aquela espuma, mas faça o teste. Você vai notar a diferença já na primeira vez. Sim, as pontas ficarão um pouco secas no começo, mas conforme você prossegue com o método, a oleosidade natural dos seus cabelos vai retornando e deixando seus cabelos mais uniformes. Seus cabelos vão passar por um processo de desintoxicação (Juan não gosta dessa palavra, mas não vem nenhuma outra melhor agora). Teste por um mês pelo menos, se não gostar não tem ninguém no seu banheiro para te julgar.
Eu não me arrependo, e não volto jamais para o uso de shampoo e condicionador. Meus cabelos estão muito bons para o meu gosto. Até a minha mãe percebeu. Minha irmã fez o teste uma vez, e já se notou a diferença.
Receita que Eu uso. Você pode mudar as proporções... diluir mais ou menos conforme você for avaliando. Desse jeito funcionou bem para mim.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 medida de bicarbonato e 3 medidas de água (dilua, coloque num frasco qualquer com tampa e agite) - molhe os cabelos com água morna, aplique a solução, massageie o couro cabeludo por uns 2 a 5 minutos, conforme a sua paciência e necessidade. Depois retire com água morna.
1 medida de vinagre de maçã ou branco e 4 medidas de água (dilua num outro frasco qualquer) - uma vez que você retirou a solução de bicarbonato, coloque a solução de vinagre e deixe agir por alguns poucos minutos também, e enxágue com água fria.
Pentei normalmente como de costume. Se notar que as pontas ficaram secas, aplique seu creme de pentear de costume ou um pouco de óleo de côco, massageando toda a extensão dos fios.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se vocês quiserem existem muitos relatos na internet a respeito dessa método. Podem dar uma investigada, eu não me importo não. Não sou a dona da verdade, só estou passando a minha experiência. Compartilhe aqui a sua experiência também, caso você decida entrar nessa aventura.
E não esqueça de apertar o Follow e divulgar essas novidades que fazem bem não só para nós, mas para a natureza também.
Agora vai lá no Devocional e compartilhe.
Esclarecendo as medidas: 1 medida de bicarbonato para 3 medidas de água pode ser traduzido na prática como 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para 3 colheres de sopa de água; ou se quiser 1/4 de xícara de bicarbonato para 3/4 de xícara de água.. e assim vai....
ReplyDeleteEu imagino que se tem pouco cabelo e muito liso, a pessoa poderia diluir um pouco mais essa proporção aí.. é só um pensamento meu. Mas, o melhor é que a pessoa vá ajustando conforme for percebendo a mudança e melhora...