Por que optar por sabão em barra



Vamos falar de sabão.

Eu moro num studio bem pequeno, então eu não tenho espaço de preparar meu próprio sabão. Nem conheço ninguém aqui, com intimidade suficiente para pedir o quintal emprestado por algumas horas para fabricar meu próprio sabão. Mas, eu sei que no Brasil, as pessoas se relacionam diferente, e essas coisas ficam até mais fácil. O interessante é que se você realmente quiser fabricar seu próprio sabão, seja ele usado para lavar louça ou roupa, ou limpeza de casa, e até mesmo para tomar banho, o princípio será o mesmo, e você pode até incentivar a dona da casa de fazer o mesmo.

Não é nada misterioso fabricar sabão. Tem muitos vídeos no Pinterest e YouTube de pessoas por todo Brasil ensinando a fazer sabão em barra. 

Por que eu estou falando em sabão em barra? Porque eu e Juan trocamos o nosso detergente de louça por um sabão em barra que vem embalado em papel recliclado, e contém apenas óleos vegetais. O que eu uso aqui serve para trocentas coisas, se chama Dr. Bronner Castile Soap. Essa marca também vende líquido. E na própria embalagem sugere que você utilize esse sabão para muitas coisas, e faça diluição e misturas com outras coisas.


Nossas avós e bisavós costumavam fabricar o próprio sabão em casa. Esse negócio de comprar sabão na loja é recente. E nos acostumamos a isso, e achamos que deve ser um mistério fazer sabão/sabonete. 

Além da economia de dinheiro $$, o meio ambiente agradece. O que eu achei mais legal dos vídeos brasileiro é que as pessoas utilizam o óleo de cozinha usado para fazer o sabão. E pelo o que eu entendi, o cheiro de gordura e tal não fica. Então, no lugar de você poluir ainda mais o meio ambiente despejando o óleo de fritura que você utilizou, você pode dar outro uso para ele. Se não quiser usar esse óleo de cozinha usado para sabonete de corpo, eu até entendo. Mas para lavar louça e roupa e coisas em geral, eu acho que é uma boa ideia. 

Uma vez que você aprende a fazer seu próprio sabão, você pode se aventurar em fazer seu próprio sabonete de corpo. E já serão muitos plásticos a menos dentro da sua casa.

Eu vou deixar aqui os links de receitas que eu achei na internet, que vocês também podem se aventurar em procurar e testar também.
Lembrem-se que não precisa necessarimente ser o óleo usado de cozinha. Porque se eu for esperar ter 5 litros de óleo de cozinha usado aqui na minha casa, é capaz que eu morra e não alcance. Aqui em casa, praticamente não faço frituras. Então, se eu quiser fabricar meu próprio sabão em barra, terei que comprar óleo, o que é mais barato que comprar o detergente/sabão pronto. O problema que eu vejo é que aqui, para mim, comprar no supermercado o óleo, é um frasco de plástico. E eu não quero frascos de plásticos em casa. 

Minha solução para mim é:
1. Comprar um latão de óleo (pela internet ou achar uma loja que venda o latão)
2. Esperar juntar (o que vai demorar uma eternidade)
3. Comprar o sabão em barra mais caseiro possível, observando sempre os benefícios para o meio-ambiente. (essa é a opção viável para mim no momento)

Para você, se na sua casa se consome muito óleo, então comece a guardar a sobra. Se você achar meio nojento (apesar que antigamente se faziam sabão com banha de animal, então, acho que evoluímos nesses aspecto), procure a forma mais ecológica de se livrar desse óleo aí na sua cidade, e compre óleos novos (desde que não venham em plásticos) para tentar fabricar o seu próprio.
Ou comece a comprar sabão em barra ou em pó para suas limpezas. Evitar o plástico é essencial hoje em dia. Tenha sempre isso em mente. 

O nosso comodismo nos trouxe até aqui. Se hoje temos que começar a fazer as coisas como antigamente é porque paramos de nos preocupar com o meio ambiente e só temos nos preocupado conosco mesmos. Agora, o planeta está em agonia e precisamos nos esforçar para não morrer junto com ele. Se você não sabe, todos esses eventos naturais não são  mais tão naturais. São consequência do nosso comodismo e consumismo desenfreado. 

É preciso mudar já. Não fique se justificando que 1 andorinha só não faz verão. Se você reconhece a importância e faz, você pode influenciar outros também. Se você parou para ler esse blog, é porque de alguma maneira você se preocupa, e quer soluções. Soluções existem, o que está faltando é colocá-las em ação por cada um de nós.


P.S: A soda que eles falam nos vídeos é a soda caustica, e eles recomendam a de maior concentração possível para que o sabão dê certo.

Eu tenho gostado desse Pinterest. Você pode encontrar qualquer coisa ali para fazer em casa. 
Só não encontra a sua disposição e vontade para querer fazer algo pelo meio ambiente. Aí, só encontra dentro de você mesmo.

Mas é como eu disse, se não quer ter o trabalho de fazer você mesmo as coisas (o que eu acho sensacional), sempre pode escolher as opções no supermercado, sempre pensando no meio ambiente.


Comments