![]() |
Essa foto não é minha, Peguei aí na internet. |
Ainda não saimos do banheiro né.
Não sei quantos de vocês sabem, mas a maioria das casa, principalmente as antigas, aqui no Estados Unidos tem uma banheira. A pessoa toma banho dentro da banheira; não necessariamente deitado na banheira, mas de chuveiro mesmo. O fato é que tem uma banheira no meu banheiro. E nem usamos essa banheira. Por vários motivos, mas enfim, os motivos são irrelevantes na conversa de hoje.
O que eu quero dizer é que não é facil limpar banheiro, como quem já experimentou um dia ter essa audácia de ir limpar um banheiro, especialmente aquele banheiro do apartamento para o qual você acabou de mudar. O lance é já tínhamos comprado vários tipos de produtos e nada de clarear a bendita banheira. E sempre me incomodava olhar para ela e ver aquelas típicas manchas.
Então, eu resolvi inovar aqui no banheiro. Arriscar mesmo e fazer o melhor que eu pude. O que não é muito tendo a minha condição de cansaço permanente e etc. Comecei passando meu vinagre diluído na proporção de 1:1 com água e com cheiro de lavanda. Daí, prossegui espalhando bicarbonato de sódio. Mas, eu achei que ia demorar muito, e eu não estava querendo perder tanto tempo no banheiro. Resolvi colocar carbonato de sódio, é muito utilizado para elevar o pH da água da piscina, tambémm conhecido no Brasil como Barrilha leve (clique aqui e aqui). Coloquei um tanto, e mais vinagre (eu estava utilizando um spray. E esperei alguns minutinhos, e com uma escova de limpeza e de luvas (porque é melhor prevenir do que ficar com a mão super ressecada), eu comecei a passar. É horrível limpar banheira quando a pessoa não quer entrar dentro e ficar levantando e agachando.
Depois de uns 20 minutos nessa de esfregar com a escova, lembrei que usar o cabonato de sódio ajuda a desentupir também os canos se coloca água quente. Então, fevir um litro de água mais ou menos e aos poucos fui jogando na banheira e paredes esfregando (com cuidado para não me queimar obviamente). E Voilà! o meu banheiro estava 80% melhor do que estava quando eu comecei.
Por que não 100%? 1. não sou professional. 2. minhas costas não presta para este tipo de serviço. 3. canso mais do que sei lá o que. 4. Foi a primeira vez que eu fiz isso, então eu não estava muito confiante, e gastar toda minha energia do dia numa banheira não me parece sábio para quem tem fibromialgia.
Então, eu fiquei muito satisfeita com a limpeza. O carbonato de sódio também deixa branquinho o vaso sanitário, pia. Também serve para dar uma ajuda ao seu sabão de roupa, na máquina. Assim como o vinagre ajuda as roupas ficarem mais brancas, mais limpas e macias, e não fica com cheiro de vinagre.
Sim, a banheira não ficou com aquele cheiro de água sanitária, nem de vinagre. Simplesmente ficou limpa. Se eu quisesse que tivesse ficado cheiroso, eu teria colocado mais vinagre com essência.
Essa foi uma parte possitiva na limpeza do banheiro. Esse produto, pelo menos aqui é barato, e a pessoa termina que usando pouco. Acho que se usei 1/2 de carbonato de sódio espalhado na banheira foi muito. Então, pelo o que eu vi ali no site das lojas americanas, tem barrilha de 2kg por R$12,00.
Considerando que eu só usei isso e o vinagre e o banheiro ficou limpo, desinfetado. Eu acho que é uma boa economia. Sem falar que ajuda a desentupir seus canos, e é menos química do que aquele monte de produto de limpeza que só tem perfume e não limpa nada.
Eu não sei tirar fotos. Mas essa foto eu tirei hoje. Está quase todo da mesma cor. Eu não lembrei de tirar foto antes (também meio que dá vergonha né). Mas, acreditem em mim, estava bem encardido. E eu não gosto de coisas encardidas. Um problema que eu tenho também é que esse prédio em que moramos tem 102 ou mais anos. E eu não sei se a banheira é velha assim, ou quantas dezenas de anos ela está aí. Também não tenho como saber a cor original dela. Pode ser que nunca tenha sido branca, branca. Talvez ela é meio beige, junto com o negócio da parede ali na parte de tomar banho.
Se eu tivesse mais força, eu teria passado a escova em todos os lugares mesmo. Mas além da força tem a pena de gastar muita água limpando tanto só para agradar meus olhos.
Então, saber que está limpo, que não está vergonhoso de amarelo, e não gastei tanta água. Já me faz bastante feliz.
_________
Uma coisa que eu gostaria de dizer é que eu estou muito satisfeita utilizando o vinagre cheiroso em várias partes da casa. Eu não sou a pessoa que vive limpando a casa, porque também minha casa hoje é minúscula e só duas pessoas vivem nela, mais um gato que deve ser mais limpo que qualquer ser humano.
O vinagre cheiro que eu tanto falo, vocês já devem ter visto ou ouvido falar. Mas vou dizer assim mesmo.
Guarde uns vidros limpos de molho de tomate, ou compre umas jarras de vidro com tampa. Porque você não quer que as substâncias tôxicas do plástico contaminem seu vinagre para limpeza. Mas, se não tiver, depois você compra aquele molho de tomate que vem no vidro e utiliza esse vidro.
Compre um galão de vinagre branco, sei lá .. do mais barato que você encontrar. É para utilizar na limpeza da casa, não é para utilizar na salada, então pode ser o mais barato mesmo.
Quando você for fazer suas compras, lembre-se de comprar umas laranjas, limões, uns cravos e canelas, ou você ainda pode colocar alguma plantinha cheirosa que você tenha em casa: lavanda, camomila, alecrim (que é muito bom), manjericão. Caso você não tenha nada dessas coisas a sua disposição (o que eu duvido que pelo menos a laranja por aí você vai ter), você pode ir pela internet ou numa loja lá no centro da cidade e comprar as essências com os cheiros que você queira. Dessa forma você pula a etapa do tempo.
Você deixa lá suas cascas de laranja ou limão com as ervas de sua escolha por uns 10 dias. E vai perceber que o cheiro do vinagre estará mascarado com o cheiro das coisas que você pôs dentro. Deixe eles durante esse tempo num lugar escuro, tipo, dentro do armário. Dai, passado os 10 dias, você vai lá, tira as coisas de dentro, com uma peneira se achar mais fácil. E despeja no seu frasco de uso. Aquele spray é muito prático de usar. E usa em todo lugar.
Então, como aqui no inverno o que mais tem é laranja, comemos as laranjas e colocamos as cascas nos vidros e enchemos com o vinagre; Juan gosta do cheiro de cravo e canela junto com a laranja. Então ele colocou para ele assim: laranja + canela em pau + cravos. Eu gosto de lavanda, então comprei a essencia de lavanda, porque fiquei com dó de tirar as florzinhas da minha plantinha (quando elas secarem eu as uso). Se você tiver uns pés de eucalipto por aí pega umas tantas folhas verdes.
Você também pode colocar limão com alecrim (fresco de preferência). Não conheço outras misturas, mas qualquer coisa natural que tenha um cheiro forte está valendo a tentativa.
Dizem que limão + alecrim serve mais como desinfetante. E de laranja com cravo serve para limpar a cozinha. Mas, no fundo quem vai decidir é você. Eu percebi que o vinagre com laranja e cravo tem um leve poder desengordurante. Lógico que não vai tirar aquela gordura da panela de batata frita que você acabou de fritar, mas aquela gordurinha básica do prato, tira. Por exemplo, eu lavei o frasco da manteiga de amendoim com o vinagre. Coloquei dentro do vidro, e com a mão mesmo esfreguei o vinagre no vidro, e pronto. Estava limpo sem gordura.
- Para limpar as janelas de casa.
- Para limpar o vidro do box do banheiro com vinagre e bicarbonato de sódio (BICARBONATO). Primeiro você usa o spray para passar o vinagre, e com uma bucha com bicarbonato de sódio você esfrega no vidro. E tchan! passa água e estará limpo.
- O vinagre + bicarbonato dessa mesma forma você pode utilizar para limpar o rejunte das cerâmicas / azulejos do banheiro, que sempre aparece uns fungos por ali.
- A pia do banheiro e as torneiras de alumínio também com esse mesmo método. Vai ficar tudo brilhando, sem brincadeira nenhuma.
- O vaso sanitário se não tem aquelas manchas amarelas de ferrugem e tal, ele ficará limpinho também com o vinagre e o bicarbonato - coloque os 2 no vaso, espere alguns minutos (10 minutos) e esfregue com uma escova ou bucha.
- O espelho se limpa apenas com o vinagre e um pano seco, ou papel de journal ou até mesmo um pedacinho de papel higiênico se você ainda usa.
- Em alguns pisos de madeira você também pode passar o vinagre diluído com seu cheiro ou se quiser preparar com folhas de pinho (que só tem no sul do Brasil). Não vai estragar não. Mas é melhor procurar se informar mais.
- Em pisos de cerâmicas, azuleijos pode usar o vinagre cheiroso diluído como desinfetante também.
Se você achar o cheiro do vinagre ainda muito forte, eu sugiro que você dilua pelo menos 1:1 com água. Para essas limpezas mais pesadas, eu não diluiria. O cheiro do vinagre ele não persiste, principalmente se ele está com um cheiro a mais de crítico.
Essa mesma mistura você pode usar para limpar o vidro do forno do fogão.
Já as janelas de casa, você precisa só usar o vinagre mesmo diluído e passar nos vidros, com um jornal e fica limpo.
Enessa brincadeira, você já cortou vários produtos de limpeza e plásticos, e químicas tóxicas. Se você tem animal em casa, eles agradecem. Suas crianças também.
Depois eu falo dos meus cremes de cabelos.
Sem contar que o custo dos produtos é baixo, portanto é um bom negocio desde todo ponto de vista!
ReplyDelete