Parece que no banheiro é o lugar onde mais consumimos plástico, sim?
Tudo bem tem a cozinha e todos os produtos que vem em pacotes plásticos. E a solução para isso é: ir num mercado que vende a granel. Se na sua cidade não tem esse mercado (que eu tenho certeza que você iria economizar bastante), você pode incentivar mais pessoas a escrever para o Serviço de Atendimento ao Consumidor e exigir que o mercado produza menos lixo plástico, evitando sacolas plásticas, abrir uma sessão a granel de grãos, sementes, e cereais.
Mas, voltando para o banheiro, pessoas como eu e Juan que tem cabelos cacheados vivem a busca do creme perfeito. Ainda não achei meu creme perfeito feito por mim mesma. Eu tinha achado um que funcionou muito bem, perfeitamente eu diria, quando eu comecei a usar o No Poo método para lavar meus cabelos. Mas, eu quero produzir o meu próprio creme de pentear.
Nós conseguimos algumas receitas no Pinterest, e testamos.
Não é que não prestou. Prestou, mas não é ainda do jeito que eu quero.
O creme que nós fizemos foi utilizando os seguintes ingredientes - Manteiga de Karité nao processada, cera de abelha, óleo de coco virgem e não refinado, azeite de oliva extra virgem, vitamina E, essência de lavanda (porque eu amo lavanda!)
Para os cremes utilizamos esses produtos. No final deixarei uns links para os mais cépticos a respeito de produtos naturais e seus benefícios. Aqui vai uma opinião minha, bem particular, ninguém se pergunta o que são todos aqueles nomes que vem nos ingredientes dos produtos processados quem vendem as grandes marcas. Porque todo mundo confia que foi passado por um rigoroso processo de estudo e análise e tem certeza que não fará mal. Não é bem assim, e no fundo sabemos que de vez em quando as pessoas desenvolvem alergia a certo tipo de produto e não sabe bem o que é, mas ninguém culpa aqueles nomes que mal pronunciamos, sempre cai a culpa nos produtos naturais. Então, se você não é a favor de produtos 100% natural, se você fica se perguntando se é seguro ou não, então nem se dê o trabalho de ler. Porque eu fiz o meu hidratante, o creme de cabelo para mim e para o Juan, e eu não tenho tido nenhum problema.
Eu pego as receita que eu acho e testo. Não vou procurar artigos científicos desses produtos para ver se realmente... são seguros, fazem bem e tal. Porque eu parto do princípio que eu não fazia isso quando eu trocava de shampoo, nem condicionador nem de hidratante. Eu simplesmente confiava no que estava escrito no rótulo, e se não prestava em mim, não prestava em mim e estava tudo bem. O que funciona para mim, pode não funcionar para você.
Desculpa pelo meu momento de sinceridade e desabafo.
Enfim, a cera de abelha serve para muitas coisas, mas o que eu quero dela aqui é a firmeza que ela dá ao meu produto. Então, o óleo de coco derrete muito rapido, a cera de abelha precisa de uma temperatura bem mais alta para derreter. Ou seja, mais na frente eu também vou usá-la para fazer um desodorante que não vai derreter no verão. Mas, compramos a cera de abelha para deixar o creme do cabelo do Juan um pouco mais duro, mais pasta, e dá uma firmeza dos cachos dele. Eu não usei a cera de abelha no meu creme de cabelo porque eu não queria meus cabelos como se tivessem gel. Queria que eles não ficassem secos e cheios de frizz.
A manteiga de karité (shea butter) é o componente principal dos nossos cremes. Ela tem um cheiro de chocolate, e ela é usada para comer também lá na África de onde é originária. Também andei lendo que é otima para pele. Hidrata e dá uma pequena proteção solar (FPS 4 - 6), para pessoas brancas isso é nada, mas ela não é encontrada no Norte da Europa, e sim na África, então é suficiente para a cor de pele deles que já tem bastante melanina para proteger dos raios U.V solares.
Então, depois que fizemos nossos cremes de cabelos, que dai a pouco eu coloco a receita, nós pensamos em fazer pro corpo também. Lemos que tanto a manteiga de karité como a cera de abelha tem propriedades muito legais para nossa pele. Além de hidratar, proteger de mosquitos, ajuda como alguns tipos de dermatites, e aqueles pés secos e calcanhares quebrados, também me parecem de boa ajuda. Então, resolvemos juntar tudo que é bom, e usar e ver o que dá. Mal nós tínhamos certeza que não ia fazer. Agora se ia dar o resultado que esperávamos, descobrimos.
Juan teve a brilhante ideia de passar esse creme hidratante como pós-barbear. Ele disse que melhor pós-barbear ele nunca usou. Segundo ele, os cremes normais de pós-barba tem o EDTA que inibem a coagulação, então ele sempre saia do banheiro com algum sangue no rosto, e esperar que seu corpo se resolvem ali. Quando ele passou o nosso creme de manteira de karité com cera de abelha e óleos, ele percebeu que sua pele ficou muito macia e não sangrou.
Quando eu usei o hidratante, o primeiro minuto fica um pouco melecada a pele, mas logo a pele absorve tudo e fica numa maciez impressionante. Eu super gostei da sensação. Então, a receita para hidratante de corpo/ pós-barbear foi aprovada.
Nós ainda não estamos 100% satisfeitos com o resultado do creme para os cabelos, embora estamos usando. Mas, logo mais vamos testar algo com aloe vera, e ver se achamos a consistência e o resultado que procuramos.
Mencionei desodorante anteriormente. O Juan tem utilizado um versão simplificada do desodorante a base de bicarbonato de sódio, óleo de coco, maizena, essência de óleo natural de eucalipto. Ele tem gostado bastante porque: não mancha a roupa, ele não fica fedendo, não fecha os poros, ou seja, permite que transpire. Eu não tenho usado pelo simples fato que eu tenho muito desodorante ainda, e eu quero terminar para usar o frasco e testar a receita do desodorante no stick com cera de abelha também. Mas, eu acredito nele obviamente porque eu estou com ele e eu sei que é verdade.
A ideia da cera de abelha tem outro ponto positivo que é incentiva a apicultura. As abelhas são muito importantes para nossa sobrevivência. E com tanto desmatamento, e concreto, e as pessoas vão esquecendo que as flores fazem parte da natureza, e as abelhas fazzer parte do equilíbrio aí da cadeia alimentar. Então, pense que ao comprar cera de abelha, você não está apenas consumindo um produto que faz bem para sua pele ou cabelos, mas incentivando a criação de abelhas.
Vamos chamar de creme coringa, porque esse mesmo creme serve para modelar os cabelos, de hidrantante de corpo e pos-barba.
Suriro que você faça apenas um pouco, e teste. Porque de repente você quer um creme mais consistente, daí você adiciona um pouco mais de cera de abelha, ou se você quer mais molinho, você acrescenta um pouco mais de óleo ou de manteiga de karite.
Creme Coringa
O que você vai precisar:
Leia tudo antes de começar
- 4 medidas de óleo de coco
- 2 medidas de manteiga de karité (site que vende no Brasil)
- 1 medida de cera de abelha (site que vende no Brasil) - (se for usar exclusivamente nos cabelos, não adicione a cera de abelha- OBS 2)
- 15 gotas do óleo essencial (depende de quão forte você quer o cheiro)
- 0.5ml de vitamina E (opcional)
- Panelas para banho-maria
- Colher de pau ou de silicone
- um franco de vidro ou uma latinha tipo aquelas tipo de presente
- tigela temporária
- batedeira de mão
- 20g de óleo de coco
- 10g de manteiga de karité
- 5g de cera de abelha
- Derreta primeiro a cera de abelha em banho-maria, depois que tiver derretido, você adiciona a manteiga de karité, derrete também, e por último o óleo de coco. (Se quiser adicionar azeite de oliva para dar um plus que faz muito bem para pele e cabelos! utilize a mesma quantidade de óleo de coco)
- Coloque esse líquido quente numa tigela, e espere esfriar. Se colocar na geladeira será mais rápido, mas ela vai ficar dura, e dificultar você bater na batedeira para amaciar.
- Depois de algumas horas que esfriou em temperatura ambiente, ou uns 30 minutos na geladeira, bata isso na batedeira até fica suave.
- Acrescente então o óleo essencial do cheiro que você gosta e a vitamina E.
OBS 1: Se for usar exclusivamente nos cabelos longos, eu sugiro que NÃO adicione a cera de abelha, e adicione azeite de oliva com a seguite quantidade - ex: 50g de manteiga de karité, 25g de azeite de oliva - ou outro óleo que queria tipo argan, jojoba - 25g de óleo de coco.
OBS2: Se quiser um pouco mais firme esse creme adicione mais cera de abelha, não não precisa bater na batedeira. Se escolher não bater na batedeira, coloque a vitamina E e os óleos essênciais quando ainda a mistura está na fase líquida, ou seja, antes de esfriar.
Para o desodorante, também sugiro que você faça apenas um pouco e prove (metade da receita). Se funcionar, ótimo se não, você não gastou muito dinheiro.
Ingredientes:
Bicarbonato de sódio
Pó de maizena ou também conhecido de povilho de milho
Óleo de coco
Óleos essenciais (opções: tea tree, lavanda, menta, eucalipto)
Recipiente de vidro
- 29.5g de bicarbonato de sódio
- 50g de maizena
- 50g de óleo de coco
- Faça uma pasta misturando esses ingredientes num recipiente de vidro.
- Adicione os óleos essenciais que você escolheu. (15 - 20 gotas, daí você divide conforme você queira o cheiro)
- Passe para sua latinha ou frasquinho preferido
A escolha dos óleos essênciais não é por acaso. O Juan usa apenas eucalipto e está feliz com ele. O óleo de coco é muitas vezes suficiente para evitar que as bactérias que crescem nas nossas axilas e deixam aquele odor característico. Para quem tem um pouco mais de dificuldades com esse controle de bactérias, eu li e portanto sugiro aqui também que tanto o óleo de lavanda, menta e esse tea tree são também eficientes para combater essas bactérias indesejadas. Eu cheirei no supermercado esse óleo essêncial de tea tree, não é lá o melhor dos cheiros que você quer que as pessoas sintam quando você levantar o braço. Por isso que eu sugiro se escolher o tea tree (que parece ser o mais eficaz para bactérias persistentes) use também outro óleo como lavanda ou menta, ou eucalipto.
Outra vantagem desse desodorante, ele não vai deixar sua axila escura!!
Não esqueça de comentar e visitar o meu outro Blog
Como prometi alguns links
Article 1
Article 2
Article 3
A revista da mulher
Como prometi alguns links
Article 1
Article 2
Article 3
A revista da mulher
Comments
Post a Comment