Creme de Pentear de aloe vera feito em casa


Eu tenho cabelos cacheados, e até onde eu sei, quem tem cabelos cacheados tem uma necessidade de ter os cachos sob controle. Porque de repente eles podem se voltar contra você e arruinar seu dia. Então para isso, a indústria de cosmético criou os tais Cremes de Pentear.
Eu disse que eu fiz um creme de pentear com manteiga de karité, mas eu não estava 100% convencida. Por que? Porque meu cabeço não é tão seco, nem é muito. Então, pode ser que para cabelos mais rebeldes, que precisem de mais peso, o creme da manteiga de karité ajuda nnesse sentido. É preciso lembrar que se você comprou a manteiga de Karité e fez o creme, ele vai durar uma eternidade, porque é bem pouco que a pessoa passa. Esquenta um pouco nas mãos e passa nos cabelos.
Eu gostei mais desse creme para usar como hidratante. Eu tenho a pele seca por vários motivos, aqui o lugar tem uma umidade de ar baixíssima, e outra, eu tomo banho morno, ou pelo menos metade do banho é morno. E a água quente resseca a pele.
O creme de manteiga de karité restaura a pele, ajuda a cicatrizar numa velocidade incrível, e tem proteção solar também. Ajuda com muitas outras coisas também. Se eu fosse você eu daria uma investigada.
Enfim, como eu não estava satisfeita eu fui procurar outra receita para fazer de creme de pentear. Achei uma com aloe vera (ou também conhecida no Brasil como babosa). Eu posso dizer que eu estou 100% satisfeita com esse. Não é bem um creme; ficou mais líquido, e dependendo pode até ser usado num frasco como spray.
Não deixou meus cabelos pesados, nem oleosos, nem pegajoso. Eu achei perfeito porque meus cachos ficaram com um certo peso, ou seja, não subiram tanto, e não ficou oleoso, ficaram brilhosos.
Dizem que ajuda no crescimento dos cabelos, espero que sim.
Eu ainda vou fazer algumas adições, não porque eu não esteja satisfeita, mas porque eu quero enriquecer meu produto. O que você não precisa sentir a obrigação de fazer. Eu pretendo adicionar vitamina E e um pouco de óleo de jojoba, talvez até substituir o óleo de côco por óleo de jojoba. São apenas retoques.
Esse "creme de pentear" tem a vantage de ser barato. Porque, mesmo que você não tenha a planta na sua casa ( o que pode ser uma ótima ideia, plantas devem ser sempre bem-vindas em casa, essa não precisa de muito sol), não é uma coisa cara nem difícil de se achar no Brasil. Eu achei no supermercado e foi barata. O óleo de côco que eu utilizei já tinha em casa; mas em termos de óleos, eu acredito que você pode fazer a substituição por aquele que você sabe que funciona bem nos seus cabeços. Eu usei o óleo de coco fracionado, porque a receita original fala em óleo de côco líquido. E como aqui a temperatura ainda não subiu mesmo, e meus óleos de côco ficam durinhos mesmo fora da geladeira, eu usei esse que fizeram alguma mudança nele que ele se mantém líquido.
A minha preocupação era e se ele endurece e entope meu spray?
A receita original diz para usar gel de aloe vera. E fui verificar como se faz gel de aloe vera. Nada mais ridículo de se fazer. É retirar a meleca de dentro da folha, sabe, o gel que existe dentro das folha, e passar no liquidificador (sem adicionar água ou qualquer outra coisa, apenas a parte gelatinosa de dentro da folha da aloe vera). E foi isso que eu fiz. Daí não ficou gel mesmo, ficou mais liquído, o que eu achei perfeito.
Aqui eu usei água destilada. No Brasil não é fácil achar água destilada, a menos que você seja um cientista e tenha no seu laboratório ( que foi como eu consegui a minha, pelo meu marido). Mas, por que usar água destilada?
A água aqui na Califórnia, e boa parte dos Estados Unidos, a água é dura. Não é porque é congelada, mas porque possui muito cálcio e outros metais, e esses metais podem interferir com o seu produto. Como saber se a água do lugar que você está é dura? Simples, se quando você ensaboa suas mãos e vai lavar, a água tira o sabão muito rapidamente e quase não faz espuma, significa que sua água é dura. Mas, a água mole é aquela que parece que o sabão não sai nunca da nossa mão, e sempre faz muita espuma.
A maior parte das águas brasileiras é mole. Então, não se preocupe tanto. Ferva sua água e deixe-a esfriar, e estará pronta para você usar no seu produto.

Receita:

1/2 xícara de aloe vera gel
1/2 xícara de água (destilada em caso de ter água dura; ou fervida e esfriada para quem tem água mole)
1 colher de sopa de óleo de côco líquido (ou qualquer outro óleo que desejar)
12 gotas de óleo essencial para dar um cheirinho agradável

Modo de fazer

Uma vez que você conseguiu sua folha de aloe vera, retire a parte gelatinosa de dentro da folha, passe no liquidificador (se você tem a planta mesmo em casa, tente evitar o líquido amarelado que sai, utilize apenas a parte gelatinosa e transparente do interior da folha). Passe no liquidificador, sem adicionar nada mais, apenas o gel. Ele vai ficar mais líquido, o que é bom para usar no frasco de spray.
Desse volume que saiu do liquidificador, retire a 1/2 xícara. Guarde o restante na geladeira num frasco bem tampado, de preferência de vidro. Misture com sua água, e o óleo líquido e sua essência. E seu produto está pronto. Não precisa voltar para o liquidificador, vá misturando dentro do frasco de spray mesmo. Agite e está pronto para usar.

Como usar: 

Após lavar seus cabelos como de costume, retire o excesso de água dos seus cabelos. E aplique seu produto e penteie como de costume. Eu coloquei bastante nos meus cabelos, mas aos poucos você vai descobrindo a quantidade exata para seus cabelos. Como qualquer outro produto que compramos para nossos cabelos.

Aproveite!


Menos um plástico nas suas prateleiras. Mais um produto natural de qualidade para seu corpo. Vamos escolher coisas saudável, naturais com menos substâncias que não conseguimos pronunciar. A final de contas, os produtos que compramos prontos nos supermercados e farmácias todos tem algo de natural neles. Mas, como a indústria quer vender, eles maqueiam e colocam milhões de coisas para aumentar o tempo de prateleira e tal. Mas, eu prefiro algo vivo e natural nos meus cabelos, do que um monte de coisa tóxica que não sei o que está fazendo nos meus cabelos e pele. Com 4 ingredientes que você sabe de onde vem, e se tiver reação alergica fica mais fácil de identificar.
Mais barato, bom para o órgão mais sensível do ser humano, o bolso.

Felizes são os animais que não precisam de nada disso.
Meu gato sse limpa todos os dias, e deve me achar a pessoa mais suja do universo, porque eu adoro beijar e cheirar ele, ele tem cheiro de brinquedo novo; mas logo que eu saio ele se limpa. Gatos!
Deus criou a natureza com essa riqueza de materia-prima para que utilizássemos com sabedoria. Eu escolho o natural, eu escolho não trazer mais plástico para minha casa. Reaproveito meus frascos, e compro tudo o que for possível, fresco.




Comments

Post a Comment